Cropped Vienna em Tricô.





Criação e execução: Marcos Filho (Tricoteiro)
Esta peça será executada passo a passo em vídeo no canal Tricoteiro (youtube.com/tricoteiro)
Materiais
2 Novelos do fio Duna (Circulo)  para o tamanho P ou;
3 Novelos do fio Duna (Circulo)   para o tamanho M.
1 Agulha circular 4mm ( 80 cm).
2 agulhas de 2 pontas  4mm.
1 Alfinete para reserva de pontos.
2 Marcadores.
4 contas grandes de bijuterias e 4 pequenas ( sugestão para as pontas do cordão de amarrar).
1 Agulha de tapeçaria para costura.

Abreviações:
Pto = ponto       dim = diminuição
M = Meia          carr = carreiras
T = tricô            próx. = próxima

Amostra:
10 cm x 10 cm = 18 ptos x 27 carr.

Gráficos:
G.1 e G.2
Utilizamos para o barrado do cropped, nomeado de G.1.
Utilizamos para o rendado do cropped, nomeado de G.2

Cordões de tricô - trabalhados de forma circular:
1 carreira em M, 1 carreira em T.

Cordões de Tricô – trabalhados em idas e voltas:
Todas as carreiras em M ou em T.

1 cordão de Tricô = 2 carreiras

Diminuições:
Todas feitas na carreira do direito.
Diminuir de cada lado da peça antes e depois dos cordões de tricô.

Diminuir 1 ponto após  os 3 ptos em cordões de tricô:
Passar 1 pto sem fazer, 1 M, passar o pto sem fazer por cima do pto M trabalhado (Mate simples com inclinação para a esquerda)

Diminuir 1 ponto antes dos 3 ptos em cordões de tricô:
2 Juntos em M (Mate simples com inclinação para a direita)


Confecção:
Atenção: Os números separados por travessão indicam a quantidade de pontos por tamanho, sendo o primeiro número para o tamanho P e o segundo para o tamanho M.

Inicie pelo gráfico do barrado G.1.
Para o tamanho P faça 9 repetições do G.1 e para o tamanho M faça 10 repetições do G.1.

Monte 22 ptos de forma dupla, nas 2 agulhas (dúvidas de como fazer assista a parte 1 do vídeo no canal Tricoteiro no link: youtube.com/tricoteiro)

Vire as pontas das agulhas para a direita, comece pela carreira 1 do G.1 na agulha de cima. Trabalhe 3 carreiras somente na agulha de cima, então deixe em espera os 22 ptos da agulha de baixo no alfinete. Continue as carr. do G.1 até terminar a quantidade de repetições para o tamanho desejado, sendo que, quando estiver na última repetição, na carreira de nº 19 do G.1 faça os 3 arremates do gráfico e pare aqui.

Coloque os 22 ptos que estavam em espera no alfinete, na outra agulha de mesma numeração. Coloque o trabalho lado direito com lado direito. Trabalhe agora com as 2 agulhas, posicionada uma atrás da outra e com a terceira agulha faça os 22 ptos restantes, onde para cada ponto trabalhe as 2 alças, uma da primeira agulha e uma da segunda agulha juntos, arrematando cada ponto feito. Corte o fio e arremate.

Dessa forma foi unido o barrado de forma circular.

Levante 140 – 160 ptos em toda a volta do barrado. Coloque 1 marcador (inicio de carreira e primeira lateral da peça). Trabalhe 70 - 80 ptos M, coloque 1 marcador( segunda lateral da peça). Você terá para o tamanho P, 70 ptos para frente e costas, e para o tamanho M, 80 ptos para frente e costas. Meça a partir daqui!

Trabalhe de forma circular 8 – 8 ptos em G.2, trabalhe 54 – 64 ptos M, trabalhe 16 – 16 em G.2, trabalhe 54 – 64 em pto M, trabalhe 8 – 8 em G.2 = (140 – 160 trabalhados)

Siga dessa forma até alcançar 5 – 7 cm. Agora faça 2 cordões de tricô apenas onde foi trabalho o G.2, ou seja, nas laterais da peça. Continue em ponto M nos pontos restantes (frente e costas).
Agora arremate 20 ptos nas laterais, ou seja, 5 pontos antes e depois dos marcadores. Continue com 3 ptos em cordões de tricô nas laterais e ptos M na frente e costas. = (60 – 70 ptos para frente e costas).

Reserve os ptos das costas (60 – 70 ptos) após terminar os arremates em um alfinete.
Retire os marcadores.

Frente

(60 – 70 ptos) Trabalhe agora somente em carreiras de idas e voltas, não mais de forma circular. AO MESMO TEMPO, diminua em toda a carreira do direito, conforme explicações no início da receita, depois e antes dos 3 ptos em cordões de tricô. AO MESMO TEMPO, nesta 1º carreira de diminuições, trabalhe o gráfico G.2, exatamente no meio da frente, ou seja  trabalhe 3 ptos em cordões de tricô, 1 dim, 25 - 30 ptos M, coloque 1 marcador, trabalhe 2 ptos em G.2, coloque 1 marcador, 25 - 30 ptos M, 1 dim, 3ptos cordões de tricô =(58-68)

Na próx. carreira do avesso, mova o primeiro marcador para 2 pontos antes e o segundo marcador para 2 pontos depois, de onde estavam.

Isso é para que na próxima carreira do direito, você saiba onde iniciar o G.2, porque em cada carreira do direito trabalhe mais 2 ptos em G.2 antes e depois do trabalhado na carr anterior, isso aumenta gradativamente o decote rendado.) Ou seja:

Na 1º carr., trabalhamos 2 ptos em G.2, na próx. carr. do direito, trabalhe 6 ptos do G.2, 2 ptos novos, 2 já feitos, 2 ptos novos.

Dúvidas aqui? Assista o vídeo com o passo a passo no canal Tricoteiro em youtube.com/tricoteiro.

Continue assim diminuindo 1 ponto de cada lado nas carr do direito e aumentando gradativamente os ptos do G.2, até restarem 30 – 40 ptos na agulha.

Nota: Pode ocorrer de diminuir os pontos do rendado (g.2), atenção para sempre manter a simetria do gráfico.

Trabalhe 3 cordões de tricô, arremate, porém, reserve os 3 primeiros ptos, e os 3 últimos ptos (será trabalhado esses pontos em I-cord, cordões para amarrar a frente e as costas no ombro.)

Costas

Faça o mesmo que a frente, apenas não utilize o G.2. Somente ptos M.

I – cord

Coloque os 3 ptos que estavam em reserva na agulha de 2 pontas e trabalhe 1 carr. em pto M, mova estes 3 ptos para a outra ponta da agulha, o fio de trabalho deve estar a esquerda, trabalhe 3 ptos M, mova para a outra ponta da agulha. Assim sucessivamente até alcançar 30 cm de cordão.  Faça o mesmo com os outros 3 cordões. Arremate.
Com agulha de tapeçaria, prenda as contas nas pontas dos cordões.

Acabamento
Arremate os fios de sobra por dentro da peça, escondendo-os. Amarre os cordões prendendo e unindo frente e costas do cropped nos ombros.



Gráficos:
                  G.1                                     G.2




Medidas aproximadas:




Comentários

  1. Oie Marcos! Adoro teu trabalho! Acabei a primeira barra do croped , quando sai o próximo vídeo? Aguardo ansiosa! Bjos Estefânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora, todos os videos já estão disponíveis. Abraços

      Excluir
  2. Tamanho gg quantos pontos eu coloco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O que define o tamanho é a quantidade de repetições do barrado, Tamanho P 9 repetições, para o M 10 repetições, para o G 11 repetições, e assim por diante.

      Excluir
  3. Olá Tricoteiro, fiz o cropet através da receita do blog e seus videos no YouTube, gostaria de te enviar a foto, se puder me passar seu email ou wats, sou iniciante, achei difícil mas consegui fazer através das suas explicações, obrigadão, amei o resultado, virei sua fã, grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Amo seu trabalho. Como sou muito perfeccionista, me identifiquei muito com você.
    Continue publicando e eu continuarei aprendendo o que ainda não sei, e fazendo muitos trabalhos inspirada em você.
    Obrigada querido tricoteiro..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Total de visualizações de página